domingo, 3 de outubro de 2010

Seus amigos, seu emprego

Uma boa rede de contatos oferece mais chance de mudar ou encontrar um emprego

João Sorima Neto
Fonte: http://www.onnews.com.br/trabalho/index.html#15470

Que está difícil arrumar emprego, todo mundo sabe. A questão é: como driblar as dificuldades e sair na frente dos seus concorrentes? Os consultores dizem que uma das melhores maneiras de largar na frente nessa corrida é ter uma boa rede de contatos. Se você nunca ligou para isso, então está na hora de começar a ligar. Os mesmos consultores dizem que pelo menos 70% das vagas são preenchidas por indicações de amigos, conhecidos e até parentes. Contratar uma pessoa indicada por alguém diminui o risco de uma contratação feita completamente no escuro. E é por isso que muitas empresas nem publicam anúncio de vagas nos jornais. Preferem receber indicações.

Como formar uma boa rede de contatos
• Nunca despreze ninguém - Um escriturário pode saber que na empresa onde ele trabalha existe uma vaga para um profissional mais qualificado. O amigo do seu amigo pode ter um cargo importante numa companhia do seu ramo de atividade. Quem está construindo uma rede de contatos deve sempre pensar assim. Em todos os lugares há uma possibilidade de conhecer alguém.
• Seja seletivo - Seguir à risca o conselho acima não implica que você deve sair se apresentando a todos numa festa, por exemplo. Há parâmetros. É preciso ser seletivo, olhar sempre do ponto de vista de que ali existe de fato uma oportunidade real.
• Como aumentar sua agenda - Festas, eventos, cursos, palestras, conversas com amigos. Tudo isso funciona como fonte para melhorar sua lista de relacionamentos pessoais.
• Organize seus contatos - Organize-se. Pegue cartões e crie uma lista no computador que você possa consultar sempre que precisar. Quem perde cartões, anota telefones, endereços e nome em pedaços de papel, certamente não vai encontrá-los quando precisar.
• Supere sua timidez - Quem é muito tímido deixa passar oportunidades interessantes. Supere esse obstáculo, exercite o hábito de conversar com as pessoas.
• Quem é prioridade - É interessante saber quem tem o poder contratar entre seus contatos. Deve haver também pessoas que não contratam, mas são diretores de uma área em que você atua. Alguns apenas podem lhe indicar a chefe do setor de recursos humanos. Sua lista deve ter essa organização: no topo, aqueles com possibilidade de contratá-lo. Abaixo deles, aqueles que você considerar mais importantes para lhe oferecer uma oportunidade.
• Cultive sua rede - Ligue de vez em quando, marque sua presença, apareça para um café. É importante ser lembrado na hora que uma chance aparecer.
• Uma ferramenta nova - Quem sabe navegar na internet leva uma vantagem extra. Há fóruns de debates, listas de emprego, é possível fazer amigos virtuais interessados em ampliar os horizontes profissionais. Enfim, há sempre um ponto de encontro interessante do ponto de vista profissional.
• Refresque sua memória - Lembre daquele velho amigo da escola, o primo distante, um parente que você não vê há bastante tempo. Pode ser a hora de retomar o contato. Mas nada de pedir emprego no primeiro telefonema. Faça uma aproximação e só depois entre no campo profissional.


Aprenda a não desperdiçar outras oportunidades
• Avalie a sua concorrência – Assim como as empresas monitoram a concorrência, quem está procurando emprego deve fazer o mesmo. Veja como as pessoas que querem a mesma vaga que você montam o currículo, quanto estão pedindo de salário, qual a experiência que têm e quantos idiomas falam. Isso serve para melhorar seus pontos fracos diante dos concorrentes.
• Monte um banco de dados de empresas onde você quer trabalhar - Você deve saber que empresas mais precisam do tipo de trabalho que você pode desenvolver. Também é recomendável fazer uma lista das empresas nas quais gostaria de trabalhar – pode ser grande ou pequena.
• Monitorar as empresas alvo – Depois de identificar as empresas onde você quer trabalhar, crie a seguinte rotina: acrescente todos os dias à lista pelo menos uma ou duas empresas.
• Saia antes dos concorrente – Todo mundo procura emprego em classificados. Mas pouca gente presta atenção nas notícias com anúncios de novas fábricas chegando ou fazendo investimentos. Um exemplo: uma grande empresa de telecomunicações do exterior alardeou pelos quatro cantos do país que tem fortes interesses em montar uma unidade no Brasil. O papel do desempregado é: entrar no site desta empresa e aprender tudo sobre ela. Na sequência, deve elaborar uma carta e um currículo na língua e cultura da empresa, informando-a de como poderá contribuir para este desafio.

Nenhum comentário: