sábado, 2 de outubro de 2010

Reduzir custos a qualquer custo custa caro.

Tenho observado em inúmeras empresas, que a maior parte delas não tem noção
clara de como funcionam seus processos e seu impacto na lucratividade, na
qualidade, na produtividade, e em outros fatores que determinam o sucesso do
negócio.
Em um ambiente onde o preço já vem definido pelo mercado, a única margem de
manobra para assegurar a lucratividade necessária ao crescimento ou no mínimo à
sobrevivência de uma empresa, está na redução dos custos. E é aí que mora o
perigo. Muitas empresas se lançam na aventura de reduzir seus custos sem levar em
conta as conseqüências de soluções mal pensadas. Medidas que deveriam servir
para assegurar sua permanência no mercado, podem, muitas vezes, ser ineficazes
ou mesmo representar o fim de um negócio, pois “reduzir custos a qualquer
custo pode custar caro, muito caro”.
É comum encontrarmos executivos empenhados em controlar processos de
apuração de custos, mas sem controle adequado sobre os processos de produção,
administrativos, financeiros, comerciais e outros, que são as verdadeiras fontes de
custos de uma organização. Improvisam soluções e estressam suas equipes na busca
infindável por resultados.
Muitas empresas sobrevivem por pura sorte, encontramos empresas onde apenas
um ou dois produtos bancam muitas vezes uma extensa linha de outros produtos
cuja produção é mantida por vaidade ou ignorância. Isto ocorre porque decisões
não são tomadas com base em dados, são empresas que não medem o desempenho
de seus processos por meio de indicadores confiáveis, prevalecendo a intuição,
que não deve ser desprezada, mas que sozinha, não é suficiente para justificar
decisões importantes.
Gerenciar de maneira eficaz todos os processos de uma organização, significa
conhecê-los, mapeá-los, estabelecer os fluxos das atividades, identificar seus
“donos”, saber como interagem entre si, dando-lhes uma abordagem sistêmica,
isto é, conhecendo exatamente como cada processo influencia os resultados dos
outros processos, monitorando e intervindo constantemente, mantendo a atenção
concentrada nos sinais de desempenho insatisfatórios.
Gerenciar também é ajustar processos quando necessário, identificar e eliminar
gargalos, é redefinir e redesenhar processos e, principalmente, ser disciplinado na
execução dos padrões, que não devem engessar a empresa, mas serem
suficientemente flexíveis para incorporar as inovações que se
mostrarem necessárias .
Para isto é necessário implementar um projeto, que envolva reflexão, treinamento,
conscientização e reeducação das pessoas, comprometimento, agilidade e paciência
dos empresários para a obtenção das mudanças necessárias.
Seja para informatizar seus sistemas de gestão ou até mesmo para adotar a filosofia
do Custeio Baseado em Atividades ou ABC (Activity Based Costing) é fundamental
que os processos estejam bem definidos com suas atividades devidamente
identificadas e mapeadas.
Portanto, todo dia é dia de redução de custos por meio da melhoria da eficácia e
eficiência dos processos, resultando em mais qualidade, maior produtividade,
redução do desperdício, aumento da satisfação de clientes, cumprimento de prazos,
melhor aproveitamento de recursos produtivos, do tempo, dos talentos, onde
reduzir custos não é uma aventura, mas um projeto consistente e bem amparado na
gestão eficaz dos processos.

Gerenciar de maneira eficaz todos os processos de uma organização, significa
conhecê-los, mapeá-los, estabelecer os fluxos das atividades, identificar seus
“donos”, saber como interagem entre si, dando-lhes uma abordagem sistêmica, isto é,
conhecendo exatamente como cada processo influencia os resultados dos outros processos,
monitorando e intervindo constantemente, mantendo a atenção concentrada nos sinais de desempenho
insatisfatórios.

Pedro Paulo de Oliveira Melo
pedro.melo@kern.net.br
Engenheiro Metalúrgico, Mestre em Administração, Especialista em Engenharia Econômica,
Gestão de Projetos e MBA em e-Business, FGV/Ohio University.
Professor em cursos de pós- graduação no IETEC - Belo Horizonte e na FDC - Fundação Dom Cabral
Consultor de empresas Consultor do IPEAD/UFMG.
Diretor do NCQ - Núcleo de Consultoria e Treinamento, Ltda e da KERNProcess
Engineering.
Conselheiro e Vice-diretor da AHK - Câmara de Comércio Brasil-Alemanha em Minas Gerais.

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