domingo, 3 de outubro de 2010

Dicas para quem supervisiona pessoas
por Sonia Jordão

1. Comunique-se com as pessoas que você chefia ou supervisiona, deixando-as à vontade para expressarem suas opiniões sem temores, e pergunte regularmente a cada uma delas: “Como posso ajudá-lo a fazer melhor o seu trabalho?” e/ou “Que problemas você tem que posso ajudar a resolver?”.

2. Procure se certificar de que a pessoa entendeu o que você falou, sempre que explicar algo pergunte: “Fui claro?”.

3. Lembre-se de que não basta a pessoa entender. É preciso que ela acredite, participe e “vista a camisa”.

4. Mantenha-se informado, seja criativo e utilize todos os recursos que possam contribuir para maior eficácia de sua equipe.

5. Examine regularmente a eficácia de toda a organização. Conte, para isso, com a ajuda dos membros do seu grupo.

6. Não faça seus colaboradores perderem tempo com diretrizes e exigências que servem apenas para satisfazer seus caprichos ou manias burocráticas.

O líder precisa saber administrar pessoas – esse é o diferencial. Ele deve ir até elas. Dessa forma, fará com que sua equipe se sinta mais participante e motivada. Isso aumenta a relação de confiança entre todos.

Em casa, no trabalho e em quaisquer circunstâncias, vale a pena cultivar o hábito de ir até as pessoas e procurar ouvi-las, conhecê-las melhor, compreendê-las, compartilhar e interagir. Caso não fique bem claro para o colaborador a importância do seu trabalho, isso poderá levá-lo à frustração e à desmotivação.

Para enfrentar os desafios desta década, as organizações devem dar extraordinária atenção aos empregados, assim como aos clientes externos. Isso não é questão de ser bonzinho com os colaboradores. Trata-se simplesmente de reconhecer que os seres humanos é que fazem ou destroem uma companhia.

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