domingo, 22 de março de 2009

Etiqueta no MSN
Usar programas de comunicação instantânea no trabalho é comum hoje em dia. Mas vale observar algumas regrinhas básicas
Por FABIANA CORRÊA

A janelinha piscando no pé da tela já virou algo comum nos escritórios e há quem use os programas de mensagens instantâneas até para falar com o presidente da empresa. É o que acontece, por exemplo, na Avaya, multinacional de comunicação móvel corporativa com escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba. “O MOC (programa de mensagens interno da empresa) nos ajuda muito. Mesmo que você não esteja na sede, pode resolver problemas e dar respostas instantaneamente”, diz Cleber Morais, presidente da companhia no Brasil. O programa se tornou tão popular que muita gente usa para conversar com parceiros de negócios ou fornecedores, por exemplo. Está certo? “Não recomendo o uso do MSN para contatos mais formais, como é o caso da comunicação com os clientes da empresa”, diz a consultora de etiqueta corporativa Renata Mello, de São Paulo. Em todo caso, é bom fi car atento a algumas regrinhas de bom senso que devem nortear os relacionamentos online. Veja lá:

Papo rápido

MSN, Google Talk e afins são para conversas rápidas, telegráficas. “Uso para respostas urgentes e objetivas”, diz Cleber. Se for para assuntos importantes, que envolvam certo grau de emotividade, como dar feedback ou reclamar de algo que deu errado, melhor andar até a mesa do colega. Interpretações erradas podem atrapalhar a comunicação.

Big Brother

Como qualquer outra ferramenta de comunicação corporativa, o MSN pode ser controlado pela empresa. Pense nisso ao escolher palavras e emoticons (as carinhas que mostram alegria, tristeza etc.) que usa. Vale o mesmo para enviar um arquivo ou uma foto. Cuidado com o teor e sempre peça autorização ao destinatário antes.

Imagem é tudo

Você pode usar uma foto de seu rosto, mas evite frases além do nome. “Usamos o MSN para falar com os clientes mais próximos e vimos que as pessoas colocavam frases inadequadas ali”, diz o diretor de uma agência de comunicação de São Paulo, que pediu para que seus gerentes abolissem as frases ao lado do nome nesse programa.

Só informal

As relações que exigem mais formalidade e que envolvem informações importantes não devem ser feitas por meio de mensagens instantâneas. Em primeiro lugar, elas servem para pessoas com quem você já tem alguma intimidade e fala com muita frequência. Depois, você pode acabar fechando a janela e perdendo informações importantes que recebeu de seu contato.

Não diga adeus

Se você resolveu fechar o programa, não se preocupe em dizer adeus a todo mundo com quem trocou mensagens, a não ser que esteja no meio de uma conversa. Nesse caso, diga apenas que está saindo e se despeça. “Como é um meio muito informal, não há necessidade de formalizar a comunicação. As pessoas que usam entendem isso”, diz Renata Mello.

Ao vivo é melhor

A não ser que seja algo confidencial ou uma observação que os outros não devam ouvir, prefira ir à mesa do colega ao lado do que conversar com ele pelo MSN. “Incentivo as pessoas da equipe a trocar palavras pessoalmente em vez de escrever. É muito mais rico do ponto de vista da comunicação”, afirma Rodolfo Eschenbach, diretor da Accenture, em São Paulo.

http://vocesa.abril.com.br/edicoes/0129/aberto/materia/mt_427112.shtml

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