segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

ALGUMAS DICAS DE BOAS MANEIRAS NO TRABALHO


“O Homem recebe duas classes de educação: uma que lhe dão os demais; outra, mais importante, que ele dá a si mesmo.”

As boas maneiras no ambiente de trabalho são baseadas na demonstração do interesse e da consideração pelas pessoas. Às vezes, a cortesia comum não é o suficiente. Há várias situações na vida que exigem o conhecimento exato do que dizer, como agir, o que vestir, o que escrever. O sucesso das pessoas se deve em parte ao fato de saberem como se comportar em quase todas as situações.
Algumas dicas básicas devem ser incorporadas ao nosso cotidiano:

• Fazer uso das palavras “mágicas” sempre que necessário: por favor; com licença; obrigado(a); desculpe.
• Cumprimentar as pessoas ao chegar e despedir-se ao sair.
• Demonstrar respeito pelas outras pessoas, sejam elas mais velhas, da mesma idade ou mais novas.
• Respeitar a privacidade dos outros: não mexer na mesa, na bolsa ou mochila dos colegas sem a autorização deles nem ler qualquer material que não lhe pertença.
• Não interromper a conversa das pessoas.
• Esperar a sua vez de falar e escutar com atenção ao que os outros têm a dizer.
• Relacionar-se da melhor maneira possível com os colegas.
• Ser pontual. Não deixar as pessoas esperando por você.
• Elogiar os colegas, sempre que cumprirem bem a sua tarefa ou fizerem um esforço para melhorar.
• Dar crédito a quem merece. Em hipótese alguma aceitar um elogio pelo trabalho de outra pessoa.
• Se estiver numa função de Supervisão, fazer as críticas necessárias e justificá-las.
• Se tiver de corrigir ou repreender alguém, fazê-lo em particular, para não constranger a pessoa na frente dos colegas.
• Evitar a discriminação de seus colegas por qualquer motivo. Não criticar ou culpar as pessoas pelas costas, sem que elas possam defender-se.
• O sorriso é fundamental para facilitar o entendimento e gerar simpatia, desde que não seja irônico e debochado.
• Evitar gritos como meio de chamar a outras pessoas.
• Devolver tudo o que for pedido emprestado, como canetas, livros, guarda-chuva, etc.
• Não cultivar o hábito de pedir dinheiro emprestado para pequenas coisas, como almoço e ônibus, pois é comum esquecermos de pagar pequenas quantias.
• Não ser inconveniente: evitar a interrupção do trabalho alheio para bater papo.
• Oferecer apoio aos colegas que precisarem. Se souber de alguém que está passando por uma crise pessoal ou um período difícil, ouvi-lo com compreensão.
• Se alguém lhe fizer uma gentileza, responder com uma nota de agradecimento.
• Procurar não falar demais sobre seus conhecimentos e suas qualidades. Não usar seu sucesso pessoal com uma forma de humilhar os companheiros ou criar antipatia.

Nem sempre é fácil controlar emoções em situações de trabalho, mas vale a pena tentar. Analisando os nossos defeitos e as exigências do nosso trabalho, podemos descobrir onde estão as nossas falhas e corrigi-las.

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