segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Do vazio, pode-se construir qualquer coisa

* Nicolai Cursino

Tenho um grande amigo que vive em Nova York em um prédio na 5 avenida, onde da janela e do espaço do terraço, podia-se ver claramente as torres gêmeas, que caíram no 11 de Setembro.

Naquele dia ele estava em casa, no exato momento em que a primeira torre caiu. Ele pôde ouvir o estrondo enorme e a cortina de fumaça que se levantou por boa parde da cidade. Ainda em estado de choque, acompanhando metade ao vivo no terraço e a outra metade na televisão, presenciou a olhos nus, o exato momento da queda da segunda torre. Depois do barulho, o silêncio, o choque, as sirenes.

E em instantes, não havia mais nada ali.

Transtornado, ele telefonou para uma amiga sua que acompanhava tudo isso também pela televisão, de um outro ponto do país. Quando ela atendeu, ele num impulso gritou:

“Elas caíram, não sobrou nada”

E a amiga, curiosa, perguntou:

“Mas o que você está vendo”

E ele mais que depressa disse:

“Nada, nada, você não está entendendo, eu não vejo nada, pois não sobrou nada ali”.

E ela calmamente retornou:

“E isso não é interessante? A partir do nada, podemos construir qualquer coisa”.

E eu tenho visto uma cidade, uma população, se juntando para construir muita coisa a partir desse vazio. Não só os magníficos edifícios que serão levantados no lugar do antigo World Trade Center, mas também solidariedade para com as famílias das vítimas, admiração aos que lutaram e se foram, força para reconstruir e muito, muito aprendizado.

Todos nós temos momentos de queda, momentos onde algo muito importante desmorona. Para alguns é um relacionamento, uma carreira, a segurança financeira ou até um sonho que desapareceu, em função de um “ataque” que veio do ar, e que você não teve controle.

Que torres já desmoronaram na sua vida? Por quanto tempo isso te afetou? Que torre sua está neste momento, caindo?

E o que você vai construir no lugar? Com uma nova arquitetura, um novo design, estruturas mais fortes e com ajuda de uma equipe de suporte mais experiente. O que você precisa construir?

Você pode escolher ficar parado, contemplando o vazio de um trabalho que não te preenche, no qual você não se sente vivo. Contemplando o vazio de um relacionamento, de uma rotina, que poderiam ser muito mais do que são. Há quanto tempo você tem estado parado contemplando este vazio?

Olhando para ele e não dizendo para ninguém, fingindo que ele não existe ou mesmo o descrevendo para todas as pessoas que você conhece. Não importa.

É hora de saber o que vai construir no lugar. É hora de botar a mão na massa. Chega de olhar, a hora é de agir.

É hora de olhar para a sua carreira e decidir o que precisa cair e o que precisa ser construído. De olhar para sua casa, sua família, seus amigos, e decidir, o que precisa cair e o que precisa ser construído.

Se a casa não te agrada mais, derrube.

Se o terreno está vazio, construa.

Se a casa está magnífica, faça uma festa e convide outras pessoas para visitá-la.

Você tem a responsabilidade de construir tudo aquilo que veio ao mundo para ser.

*Nicolai Cursino é consultor, treinador e palestrante em desenvolvimento humano e liderança, com foco no crescimento sustentável das pessoas e das empresas. Sua atuação abrange América Latina, Estados Unidos e Europa. É sócio-diretor da Iluminatta Brasil Desenvolvimento Humano.
Fale com ele escrevendo para:
nicolai@iluminattabrasil.com.br

www.iluminattabrasil.com.br


Fonte: Jornal Carreira & Sucesso - 411ª Edição

Nenhum comentário: