domingo, 9 de março de 2008

As dez prioridades do CIO para 2008


por IT Web
08/02/2008

BI, ERP e CRM continuam a encabeçar as iniciativas para atender a estratégia corporativa, segundo o Gartner



A empresa de análise de mercado Gartner entrevistou 1,5 mil CIOs (information officers ou diretores de tecnologia) e descobriu que 85% deles esperam mudanças significativas nos próximos anos para atender às expectativas de negócios e levar a área de tecnologia da informação a fazer a diferença na estratégia corporativa.

A mensagem da pesquisa é clara: os líderes de negócios esperam que a TI faça a diferença, mais do que entregue soluções genéricas, conclui Mark McDonald, vice-presidente e diretor de pesquisa do Gartner. Mas fazer a diferença envolve riscos adicionais e custos. E o consultor aconselha: os CIOs precisam tornar-se mais tolerantes com risco e inovação, e mais flexíveis para atender as constantes novas demandas de clientes e do mercado.

Neste cenário, a pesquisa do Gartner mostra que a prioridade número um das companhias é aperfeiçoar processos de negócios; os CIOs, por sua parte, voltam sua atenção para aplicações de business intelligence. O Gartner elaborou uma lista com as dez prioridades de TI para 2008, em comparação às dez prioridades de negócios. Confira.


Dez Prioridades de TI


Dez Prioridades de Negócios



Aplicações de business intelligence


Aperfeiçoamento de processos de negócios

Aplicações corporativas (ERP, CRM e outras)


Atrair e reter novos clientes



Tecnologias de servidores e armazenamento de dados


Criação de novos produtos e serviços (inovação)



Modernização do legado, atualização ou melhorias


Expansão para novos mercados ou geografias



Infra-estrutura técnica


Redução de custos



Tecnologias de segurança


Melhoria da eficácia da força de trabalho corporativa



Networking, voz e dados


Expansão do atual relacionamento com o cliente



Tecnologias de colaboração


Aumento do uso de informações e análises



Gestão de documentos


Atingir clientes e mercados com mais eficiência



Arquitetura orientada a serviços (service-oriented architecture - SOA) e respectivas aplicações


Aquisições de novas companhias e oportunidades (fusões e aquisições)




Fonte: Gartner EXP (Janeiro de 2008)

Nenhum comentário: