Motivação nas organizações
Neste artigo, citarei algumas dicas para se evirtar o tedio dentro das organizações, causando assim a desmotivação e insatisfação dos funcionários.
Por Thelle de Jesus
http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/motivacao-nas-organizacoes/49831/
Sabemos que a motivação é algo intrínseco, e que ninguém pode motivar ninguém, a motivação é o estimulo que nos dá força para prosseguir, para lutar, correr atrás dos nossos objetivos, e só fazemos isso por que necessitamos.
Então podemos concluir que as nossas necessidades são o motivo pelo qual somos motivados a realizar alguma ação, seja no nosso ambiente de trabalho ou em nossos lares, na vida pessoal.
Um ponto muito interessante é que raramente ficamos cansados quando estamos fazendo algo interessante, que nos excita, que nos desafia, que nos dá prazer, fazendo o que realmente gostamos.
A nossa atitude mental gera mais freqüentemente fadiga do que o próprio esforço físico. Quem sabe ai não esteja o segredo para transformar tediosas rotinas em tarefas que proporcionem prazer.
Hoje o mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e muitas vezes não temos a felicidade de fazer o que gostamos, e aí para atender as nossas necessidades, acabamos em lugares que não tem nada a ver conosco, ficamos ali só por que precisamos do nosso pão de cada dia, sustentar nossos filhos, em educação, higiene, alimentação, entre outros aspectos que precisamos para ter uma vida rasoavelmente significativa.
Trabalhamos desmotivados, entediados com a rotina de trabalho, desanimados, preocupados, desinteressados, com dores de cabeça, baixa produtividade, tomamos atitudes anti-sociais, tudo isso ocorre, muitas vezes por que não estamos fazendo o que gostamos ou por que a empresa não nos oferece um ambiente mais sadio, reconhecem os valores que temos, mas que não demonstramos.
E é ai que entra a área de RH da empresa, um dos grandes desafios da área de RH é manter os profissionais motivados, para que possam desenvolver todas as suas aptidões pessoais e profissionais alinhadas aos objetivos das organizações. Sendo assim, combater o tédio, torna-se primordial para manter o nível de motivação elevado dentro de qualquer instituição.
Algumas sugestões podem ser úteis para os profissionais de RH no alcance deste objetivo. Dentre elas destacamos:
- Despertar anseios pela busca de novidades nos colaboradores.
- O desconhecido é fascinante. O primeiro contato com as novidades é sempre revestido de surpresa, euforia e entusiasmo e se for revelado gradativamente, torna-se um processo extremamente importante na arte da motivação pessoal e profissional.
- Estimular mudanças significativas e permanentes.
- Caso o tédio instala-se principalmente pela rotina, nada melhor do que estimular mudanças, desburocratizar, despadronizar, realizar tarefas rotineiras de maneira diferentes.
Às vezes, pequenas mudanças podem ser tremendamente significantes, tais como mudar o layout da sala, pintar o ambiente com cores mais claras e alegres. Enfim, o importante é estimular a capacidade do colaborador, de ver diferente e não acomodar com o tradicional já instalado.
Outro ponto muito importante que devemos observar é a capacidade, os talentos que temos dentro de nossas organizações, e que não aproveitamos, não damos oportunidade daquele funcionário, mostrar em que realmente é bom.
Na empresa em que trabalho, temos vários eventos, onde buscamos descobrir e desenvolver os talentos dos colaboradores dentre eles se destaca o “Coral”. Um evento que faz o maior sucesso e gera muita satisfação e orgulho de nossos funcionários e familiares dos mesmos.
Para escolha dos integrantes, é realizado todo um processo eliminatório, onde gera muita empolgação, ansiedade dos colaboradores, e após esse processo, realizam vários ensaios até chegar o dia da apresentação.
Descobrir estes talentos e oportunizar espaços ligados à organização trará novo alento ao colaborador e um sentimento de prazer e valorização, sem igual.
Thelle de Jesus
Consultor de Rh - Consultoria VGC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário